terça-feira, 21 de janeiro de 2014

A MOBILIDADE URBANA, IMÓVEL! (VIII)

Construção de ciclovias

A grande maioria de nossas cidades não foram planejadas para que existissem Ciclovias, mas o impressionante é que, ainda hoje, se constroem as novas avenidas, pontes e viadutos sem se preocuparem com a existência de ciclovias!!!

Essa ponte tem apenas sete anos que foi construída, por ocasião da escrita deste texto,  e não se preocuparam em colocar ciclovia. Muito antes, desta ponte ser construída, já existiam ciclovias nos chamados bairros nobres,  locais de turismo e portanto ficando claro que ciclovias era modismo.

Mais um exemplo que as obras são feitas visando o transporte particular e sempre direcionando todo o trânsito visando o comércio e simplesmente não colocaram ciclovia..
Na grande maioria das vezes, as ciclovias, foram construídas de maneira improvisadas. É claro que muitos dos administradores construíram ciclovias mais na onda da moda… Não é por que valorizam a ciclovias, basta vê que grande maioria delas sequer tem sinalização adequada.
Ciclovia construída, de maneira improvisada, sob o canteiro central da avenida

Uma das coisas que comprovam que a construção foi no embalo da propaganda (modismo) é que a grande maioria ciclovias, planejadas sem improviso, foram construídas nos chamados bairros nobres e todo mundo sabe que a grande maioria das pessoas que usam bicicleta como meio de transporte, traz melhoria da mobilidade urbana, são os trabalhadores que vivem nos chamados bairros periféricos! Estranhamente as ciclovias mais bem planejadas e sinalizadas ficam em locais de diversão, ou seja, as ciclovias ainda são vistas como meios de laser e por isso colocadas em bairros nobres e locais de turismo!!!
Ciclovia planejada e construída em bairro nobre. Mesmo assim fica obstruída por dois meses para realização dos festejos do Pré-caju . Localizada no Bairro Treze de Julho - Aracaju - SE

Existe um processo cultural em não se valorizar transportes alternativos, não somente ciclovias, e para exemplificar é só observarmos como ainda são tratadas as nossas ciclovias por engenheiros e técnicos de trânsito. Vejamos algumas fotos abaixo:

Esta ciclovia foi construída de maneira improvisada sobre o canteiro central da avenida. Esse bueiro está aberto seis meses (por ocasião da escrita deste texto) e para piorar a situação de risco do ciclista tem o problema de falta de iluminação a noite.

Essa foto foi tirada seis meses depois do recapeamento de um dos lados da pista. Observe que a ciclovia é um improviso que estreitou mais a passagem dos carros e o lado que está recapeado não foram colocados os instrumentos de segurança para proteção dos ciclistas.
Essa avenida teve os canteiros destruídos para se fazer retorno ocasião do recapeamento e recuperação. Destruíram a ciclovia em vários trechos, alegaram que seria por pouco tempo e que logo depois de terminar o serviço em um lado da avenida imediatamente seria feito o trabalho no outro lado. Só que isso foi seis meses atrás e até hoje a ciclovia  continua semidestruída e um dos lados da avenida sem os devidos reparos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário