terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ironicamente Verdadeiras II


Por Antônio Carlos Vieira


          Quando criei esta série Ironicamente Verdadeiras (clique aqui), eu pensava em colocar em ordem cronológica mas, infelizmente durante a criação dos texto me perdi na ordem do tempo. Mesmo fora da ordem do tempo,  dá para se ter uma idéia das ironias da vida. 

Os Portugueses descobriram o Brasil e até hoje se diz que eles não sabiam da existência de nossas terras (é o que dizem os livros de história). Entretanto, no ano de 1494, assinaram o Tratado de Tordesilhas, onde ficou estabelecido que os Portugueses colonizariam as terras que ficassem ao leste do Meridiano de Tordesilhas e os Espanhóis colonizariam as terras a oeste. Não sabiam da existência das terras e assinaram um Tratado dividindo terras que não sabiam de sua existência.

Quando da descoberta do Brasil, os portugueses encontraram aqui milhares de nativos, confundiram esses nativos com os habitantes da Índia e por isso o chamaram de Índios. Até hoje se chamam, erroneamente, os nativos aqui da América de “Indios” e é ensinado nos livros didáticos.

E a primeira missa rezada no Brasil que teve como ouvintes e presentes os nativos!!! Fico me lembrando um sujeito que ficava aqui na esquina de onde trabalho com a bíblia na mão e gritando o nome de Deus. Não fica um filho de Deus escutando o sujeito!!!!

O Estado de Santa Catarina foi colonizado por descendentes de Alemães (clique aqui) que chegaram ao Brasil com direito a um lote de terra para cada família. Essa bondade ocorreu devido a nossa Imperatriz (seu nome em alemão: Caroline Josepha Leopoldine Franziska Ferdinanda von Habsburg-Lothringen) ser Austriaca  e os austriacos fazem parte dos povos germânicos.

E a nossa Proclamação da República!!! Muita gente imagina que foi a implantação da democracia!!! Na realidade foi um golpe militar dos generais do Exército contra o Regime Monárquico. O mais interessante é que alguns dias antes de se proclamar a República o Rei D. Pedro II estava mais preocupados com festas!!

No governo do Ditador Getúlio Vargas foi implantado o Salário Mínimo, turno de trabalho de oito horas e o Décimo Terceiro. No governo do Sindicalista Luiz Inácio da Silva não se sabe nenhum avanço, considerado importante, nas Leis Trabalhistas.

No governo do Sociólogo Fernando Henrique Cardoso, que falava três idiomas, foi proibido a construção de mais Escolas Técnicas, muitos professores universitários foram demitidos e outros tiveram seus salários congelados durante oito anos. No governo do Sindicalista Luiz Inácio da Silva, que só tem o antigo primário, foram criadas doze universidades, mais de duzentas Escolas Técnicas e foi criado o PROUNI onde mais de 400 mil estudantes , de famílias de baixa renda, tem acesso ao ensino universitário..

Durante as eleições 2010, o que mais se escutava é que a candidata Dilma Russef era uma terrorista (principalmente na internet). Depois de passadas as eleições essas mesmas pessoas, que chamavam a atual presidente de terrorista, pediram a morte dos nordestinos por afogamento e na ocasião da posse da presidente pediram a sua morte ( da atual presidente).

Textos relacionados:

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem? Alguns falam que os fenícios foram os primeiros a descobrir o Brasil... Já em 1350 (mais ou menos) já existia menções sobre Brasil em livros da Europa.. Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir